Alijó


 

 


Alijó é uma vila do norte de Portugal que se situada na margem direita do rio Douro e que está a cerca de 44 Km de Vila Real, a capital de distrito.


Neste concelho existem vários vestígios de outros povos (desde a Idade do Bronze, o Neolítico ou os Romanos) que por aqui passaram e deixaram as suas marcas.


Em todo o concelho pode-se vislumbrar a paisagem que se encontra alternada entre as culturas tradicionais, que até hoje são trabalhadas pelos locais, e os socalcos de vinhas que dão origem ao célebre vinho do Porto.


Não podemos deixar de focar a importância turística que o Rio Douro tem para esta região, que permite realizar pequenos cruzeiros pelas suas águas, assim como é um meio de transporte de turistas.


A gastronomia de Alijó é característica da região norte, onde predominam os pratos de carne, tal como o cabrito assado, o cozido à portuguesa, as tripas à transmontana, as carnes fumadas e a bola de carne, e o pão de Favaios. E para acompanhar estas iguarias, nada melhor do que o vinho, em especial o Moscatel de Favaios.


Os doces como as cavacas e amêndoas cobertas de Santa Eugénia, quinzinhos, pudim de amêndoa, pão-de-ló de água, bolo borrachão, são igualmente muito apreciados.



De carro:


O Concelho de Alijó tem a Norte o IP4, que faz a ligação Pópulo/Murça/Mirandela/Bragança e Pópulo/Vila Real/Amarante.



De comboio:


Existem duas estações principais: a estação do Pinhão a 16Km da sede de concelho e a Estação do Tua, que também fica a 16Km. Estas duas estações, permitem o transporte de pessoas e mercadorias pela linha do Douro: Porto/Pinhão/Pocinho, e pela linha do Tua: Tua/Mirandela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.