Mesão Frio


 

 


     O povoamento do território que hoje pertence a Mesão frio é anterior à ocupação Romana e prova disto são o espólio arqueológico encontrado ao longo do concelho e o castro de Cidadelhe.

 

     Merece ser visitada para admirar o velho pelourinho, a bela igreja matriz de São Nicolau (reconstruída em 1877, o tecto mantém os seus magníficos painéis do século XVI, cada um exibindo o retrato de um santo), ou os claustros do antigo Convento de São Francisco, do século XVIII, que agora abrigam os Paços do Concelho e o Posto de Turismo.


     Pensa-se que o nascimento deste povoado tenha sido por volta do ano III d.C devido a estar provado que era um ponto de passagem de viajantes que se alojavam nas albergarias (mansionis frigidae), existente nas principais vias do Império Romano, e que agasalhavam os viajantes, forneciam refeições, guardavam os cavalos e serviam de estação de muda destes mesmos animais.


     Hoje sabe-se que o nome Mesão Frio provém da evolução linguística da palavra latina para as albergarias, “mansionis frigidae”.


     Este concelho é conhecida como a Porta do Douro, devido a ter no seu território os primeiros marcos Pombalinos da Região Demarcada do Douro, estabelecido por Marquês de Pombal no séc. XVIII, e também por estar no limite desta mesma  região.


     Com paisagens magníficas sobre o Douro, que deslumbram qualquer um, Mesão Frio ainda tem outro ponto forte, a gastronomia duriense.


     O cabrito com arroz e batatas, assados no forno a lenha, adquiriram o lugar de maior relevo, mas também as tripas, o famoso cozido à transmontana, o bacalhau assado no forno, as trutas de escabeche, as trutas fritas e grelhadas, fazem as delícias dos visitantes.


 


Lisboa - Mesão Frio:

A 1 – Lisboa/Porto, A4 – Porto/Amarante, EN101 – Amarante Mesão Frio


Porto – Mesão Frio:

A4 – Porto/Amarante, EN101 – Amarante Mesão Frio

Vila  Real – Mesão Frio (45,9km, 40m)

A 24 – Vila Real/Peso da Régua, EN108 – Peso da Régua/Mesão Frio 


De avião

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, que se situa no Porto, a cerca de uma hora de distância, ou o pequeno aeródromo a cerca de trinta minutos de distância, situado em Vila real, onde se realizam voos para Lisboa e Bragança.

 

De comboio

A estação da CP mais próxima situa-se no lugar da Rêde a cerca de 2 km de distância.

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.