Murça


 

 


     Situada em pleno centro geográfico da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o concelho de Murça remonta ao Paleolítico. Desde essa época, o seu território foi provavelmente povoado de forma contínua, pois muitos são os indícios de diferentes períodos de ocupação.

 

     Vale a pena admirar o magnífico pelourinho em frente dos Paços do Concelho, que era antigamente um convento de monjas beneditinas e que se situa perto da Igreja Matriz, construída entre 1707 e 1734. A fachada da Igreja da Misericórdia é igualmente digna de interesse.


     Murça é bastante conhecida pela produção de azeite mas a produção de vinho é a base da economia local, devido a estar situada entre a Região Demarcada do Douro e de Trás-os-Montes.


    A riqueza do seu património histórico-cultural e as suas lindas paisagens para o rio Tinhela, constituem um cartão de visitas para os amantes da natureza.


    A gastronomia de Murça está bastante ligada à gastronomia duriense, onde predominam os assados no forno de lenha em caçoila de barro, tal como o cabrito com batatas assadas, o assado de lebre, de coelho bravo, de javali e também de perdiz.


     Na doçaria os destaques vão para os doces conventuais, trazidos pelas Freiras Beneditinas, que se diferenciam por terem na sua constituição gema de ovo e chila.

 


Siga pela A28 a partir da Alameda 5 de Outubro/Largo 5 de Outubro e N202

Siga pela A28 e A4 para a CM1285 em Murça. Tome a saída 32 na A4

Continue na CM1285. Siga pelo Lugar do Prado e N15 para a R. Campo

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.