Vila Pouca de Aguiar


 

 

     O concelho de Vila Pouca de Aguiar está situado no coração do distrito de Vila Real e encontra-se rodeado pelo concelho de Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Vila Real, Sabrosa, Alijó, Valpaços e Murça.

 

     Uma cidade antiga, exibe várias casas e mansões interessantes, como a Casa do Cimo da Rua . No sopé da montanha Padrela, inserido na paisagem verde, o pequeno e gracioso Santuário de Nossa Senhora da Conceição oferece um belíssimo panorama da cidade e das planícies férteis do vale de Aguiar.


     O seu território era conhecido nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome tirado do velho castelo com a mesma designação, cujo nome de Aguiar adivinha-lhe do facto de ser um povoado de águias.
A ocupação humana deste território remonta à época megalítica, sendo este concelho um dos mais ricos do país em monumentos dolménicos e fortificações castrejas.


     Além da sua riqueza patrimonial e paisagística, Vila Pouca de Aguiar tem ainda um recurso que atrai muitos visitantes, a estância termal de Pedras Salgadas.


     A nível de artesanato destacam-se as rendas, os bordados, as mantas de farrapos, trabalhos em cestaria e tanoaria.


Na gastronomia o destaque vai para o cabrito assado no forno e a posta Barrosã.

Seguir pela A20/IC23 a partir da Av. da França,

Depois seguir pela A3/E1 e A7 para a N206 em Vila Real. Tomar a saída 16 na A24.

Continuar na N206 até chegar a Vila Pouca de Aguiar.

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.