Vila Praia de Âncora


 

     Vila Praia de âncora é uma vila piscatória carregada de tradições. O Rio Âncora desagua no mar , junto á marginal onde se forma uma pequena piscina, propícia para as brincadeiras das crianças, é delimitada por um pontão, próximo do Forte do Lagarteiro e dum Porto de pesca; a parte sul, á qual se acede através de uma ponte reservada a peões, é moldada por um cordão dunar, protegido por longos passadiços de madeira, numa grande extensão de praia até ao forte do cão, na Gelfa. Em frente á praia a Vila possui uma marginal e ecovia, com uma envolvente urbanística, onde encontra-mos diversos restaurantes de peixes e mariscos.

     Vila Praia de Ancora, tem uma dinâmica própria, no verão várias atividades desportivas com ligação ao mar, como o surf, bodyboard, windsurf, futebol de praia, voleibol de praia, andebol de praia, paddle, escolas de Surf para iniciação á modalidade, que pode ser praticado em qualquer altura do ano. No centro e nas ruas, a Vila enche-se de pessoas, para uma visita ás suas lojas comerciais, para ver os costumes do povo, a sua arquitetura e cultura local.

 

Durante o ano vários eventos decorrem , relacionados com o mar e manifestações religiosas de grande importância.

DE CARRO

 

A28 - Auto-estrada do Litoral Norte [Porto - Caminha], através das saídas de Freixieiro de Soutelo/Orbacém; Moledo/Vila Praia de Âncora; Arga de S. João/Dem, Caminha/Vilar de Mouros.

A3 - Auto-estrada do Minho [Porto - Valença], com ligação Braga - Valença, através das saídas de Ponte de Lima; Vila Nova de Cerveira ou Valença; com ligação a Espanha (A-55).

EN13 - junto ao Litoral Atlântico é outra das alternativas, através da qual pode admirar as belas paisagens que toda a costa marítima proporciona, fazendo a ligação do Alto Minho ao Porto.

 

 

DE COMBOIO

 

Utilizando a linha do Minho, permite a mobilidade regional e internacional. Caminha encontra-se na ligação Porto/Vigo, com a possibilidade de utilizar estações e apeadeiros que permitem a ligação a outros concelhos com Viana, Vila Nova de Cerveira, Valença e Espanha (Vigo).

Disponível para consulta em www.cp.pt

 

AEROPORTOS

 

Aeroporto Francisco Sá Carneiro situado a 11 km da cidade do Porto, e a cerca de 91 km (1h03 m) da Vila de Caminha.

Telefone (+351) 22 9432 400 - Fax: (+351) 229 484 597

www.ana.pt

Aeroporto de Vigo fica a 15 km do centro da cidade de Vigo, a 22 km de Pontevedra e a 54,7 km (51 minutos) de Caminha

Serviço de Informação Aena: (+34) 902 404 704

Santiago de Compostela - Situado a Noroeste do País vizinho Espanha, a 150Klms da Vila de Caminha (1h45minutos) através da AP-9 ou 216Klms (2h20 minutos) através da AP-53 e A-52

 

MARÍTIMO

 

Ferry-boat Santa Rita de Cássia, que faz a travessia de passageiros, automóveis e autocarros, entre La Guardia (Espanha) e Caminha.

- Miradouro do Monte do Calvário (Vila Praia de Ancora)

- Mata da Gelfa - Âncora

- Dólmen da Barrosa

- Galeria Guntilanis

- Forte da Lagarteira

- Forte do Cão

- Igreja Paroquial

- Marginal Litoral

- Cruzeiros

- Paisagens naturais

- Mercado

- Porto de Pesca

- Praça da Republica

- Parque Dr.Ramos Pereira

- Capela de Nossa Senhora da Bonança

A atividade de pesca desenvolvida ao longo dos anos, tem várias espécies de peixes. Truta, salmão, sável, robalo, sardinha, linguado, entre outros, são alguns dos mais utilizados nas especialidades de cozinha local.

Nas paróquias da agricultura interior, pecuária e criação de animais desenvolve. A cozinha se concentra na carne, especialmente carne de porco, doce ou salgada. Também melhora para a criança à "Serra d'Arga" e "S. Pedro de Varais" a "sarapatel kid" e porco recheado.

O concelho oferece uma variedade de sobremesas igualmente sugestivos. A gastronomia local é representado em três eventos gastronômicos: Exposição de Tradicional e Conventual Confeitaria - "Camidoce" [Fevereiro]; o "Minho lampreia - um prato de excelência" [Fevereiro e Março] e no Festival de Mar e sardinha [Junho] que são sabores, arte e música tradicional do Associado terra

 

Peixe

 

- Robalo na Caçarola

- Carrinho de sapateira

- Sardinha assada

- Caldeirada à Pescador (Tio Feito)

- Arroz Savel

- Parrilhada de Peixe

- Sopa Seca Solha

- Polvo à moda do Portinho

- Solhas Secas à Frits Moda Lanhelas

- Lampreia de arroz à Bordalesa

Carnes

- Miúdos A moda da Serra D'Arga e S.Pedro de Varais

- sarapatel garoto

- enchidos porco

- Camarão da Pedra

Sobremesas

- Leite creme e arroz doce

- Caminhenses

- Mokas

- fios e Papudos

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.