Caminha


 

 

"Mosaico de Paisagens" é assim que se define

 

     Situado no litoral Norte de  Portugal, é  marcado pela beleza e pela diversidade. Limitado a sul por Viana do Castelo, a norte pelo rio  Minho, a nascente pelos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima e a poente pelo mar Atlântico,  Caminha  tem a  Galiza  do outro lado do Rio Minho.

 

     A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico. A vila é atraente, com as suas casas senhoriais e muralhas defensivas que parecem sussurrar contos e lendas, a Igreja Matriz em estilo gótico e a simpática praça central com os seus cafés e esplanadas, a Torre do Relógio (século XV), o chafariz renascentista e o Solar dos Pitas, exibindo sete esplêndidas janelas manuelinas no piso superior.

 

     Com uma área próxima dos 138 km2, o concelho é formado por 20 freguesias:  Arga de Baixo, Arga de Cima, Arga de São João, Argela, Azevedo, Caminha-Matriz, Cristelo, Dem, Lanhelas, Moledo do Minho, Seixas, Venade, Vilar de Mouros, Vilarelho, Âncora, Gondar, Orbacém, Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora e Vile.

 

     A paisagem é diversificada e a vegetação exuberante. O clima é temperado e agradável, com forte influência marítima, e a amplitude térmica média anual ronda os 15 graus centígrados.

     Com magníficas praias, paisagens de rara beleza, serra e rios, o "mosaico de paisagens" é rico em termos ambientais, paisagísticos, recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronómicos.

DE CARRO

 

A28 - Auto-estrada do Litoral Norte [Porto - Caminha], através das saídas de Freixieiro de Soutelo/Orbacém; Moledo/Vila Praia de Âncora; Arga de S. João/Dem, Caminha/Vilar de Mouros.

A3 - Auto-estrada do Minho [Porto - Valença], com ligação Braga - Valença, através das saídas de Ponte de Lima; Vila Nova de Cerveira ou Valença; com ligação a Espanha (A-55).

EN13 - junto ao Litoral Atlântico é outra das alternativas, através da qual pode admirar as belas paisagens que toda a costa marítima proporciona, fazendo a ligação do Alto Minho ao Porto.

 

 

DE COMBOIO

 

Utilizando a linha do Minho, permite a mobilidade regional e internacional. Caminha encontra-se na ligação Porto/Vigo, com a possibilidade de utilizar estações e apeadeiros que permitem a ligação a outros concelhos com Viana, Vila Nova de Cerveira, Valença e Espanha (Vigo).

Disponível para consulta em www.cp.pt

 

AEROPORTOS

 

Aeroporto Francisco Sá Carneiro situado a 11 km da cidade do Porto, e a cerca de 91 km (1h03 m) da Vila de Caminha.

Telefone (+351) 22 9432 400 - Fax: (+351) 229 484 597

www.ana.pt

Aeroporto de Vigo fica a 15 km do centro da cidade de Vigo, a 22 km de Pontevedra e a 54,7 km (51 minutos) de Caminha

Serviço de Informação Aena: (+34) 902 404 704

Santiago de Compostela - Situado a Noroeste do País vizinho Espanha, a 150Klms da Vila de Caminha (1h45minutos) através da AP-9 ou 216Klms (2h20 minutos) através da AP-53 e A-52

 

MARÍTIMO

 

Ferry-boat Santa Rita de Cássia, que faz a travessia de passageiros, automóveis e autocarros, entre La Guardia (Espanha) e Caminha.

- Torre do Relógio

- Igreja Matriz

- Chafariz

- Igreja da Misericórdia

- Mosteiro São João d'Arga

- Travessia Rio Minho até a Galicia

- Muralhas

- Casa dos Pitas

- Rua Direita

- Paços do Concelho

- Forte da Lagarteira

- Forte da Ínsua

- Praia de Vila Praia de Âncora

- Praia de Moledo

- Dólmen da Barrosa

- Capela Nossa Senhora de Lurdes

- Capela da Senhora da Bonança

- Capela de Santo Isidoro

- Portinho de Pesca

- Parque Dr. Ramos Pereira

- Estuário da Foz do Rio Minho

- Estuário da Foz do Rio Âncora

- Miradouro do Monte Calvário

- Miradouro do Sino dos Mouros

- Miradouro de S. Pedro Varais

- Mata Nacional do Camarido

- Miradouro do Monte de Santo Antão

- Miradouro da Fraga

- Miradouro da Boa Vista

- Conjunto fortificado da Vila de Caminha

- Cividade de Âncora

A atividade piscatória, desenvolvida ao longo dos anos, garantiu várias espécies de peixe. Truta, salmão, sável, robalo, linguado, sardinha, solhas, entre outras, são algumas das especialidades mais utilizadas na culinária local.

Os mais conhecidos, a caldeirada à pescador (Tio Feito), o carro de sapateira, o camarão da pedra, o polvo à moda do Portinho, a sopa de solha seca, as solhas secas fritas, o robalo na caçarola, a lampreia de arroz à bordalesa, o arroz de sável, a parrilhada de peixe, entre outros pratos.

Nas freguesias do interior desenvolve-se a agricultura, a pecuária e a criação de gado. A gastronomia é voltada para a carne, principalmente a de porco, fresca ou salgada. Realce ainda para o cabrito à "Serra d'Arga" e de "S. Pedro de Varais", o "sarapatel de cabrito" e os enchidos de porco.

O concelho apresenta uma variedade de doçaria igualmente sugestiva. Falamos do leite-creme e arroz doce, e dentro da pastelaria caminhense, não se pode deixar de provar os caminhenses e mokas, as roscas e os papudos.

A gastronomia local encontra-se representada em três eventos gastronómicos: Feira da Doçaria Tradicional e Conventual - "Camidoce" [fevereiro]; a "Lampreia do Rio Minho - um prato de excelência" [fevereiro e março] e a Festa do Mar e da Sardinha [junho] aos quais se associam sabores, arte e música tradicional da terra.

 

Peixes

 

- Robalo na caçarola

- Carro de Sapateira

- Sardinha assada

- Caldeirada à Pescador (Tio Feito)

- Arroz de sável

- Parrilhada de peixe

- Sopa de solha seca

- Polvo à Moda do Portinho

- Solhas Secas Fritas à Moda de Lanhelas

- Lampreia de arroz à Bordalesa

 

Carnes

 

- Cabrito à Moda da Serra D’Arga e de S.Pedro de Varais

- Sarapatel de cabrito

- Enchidos de porco

- Camarão da Pedra

 

Doces

 

- Leite creme e arroz doce

- Caminhenses

- Mokas

- Roscas e Papudos

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.